sábado, 26 de janeiro de 2013

Veja os tipos de banana que existem e quais são as mais nutritivas?


Quantos tipos de banana existem e quais são as mais nutritivas?


Entre espécies cultivadas e selvagens, são quase mil tipos de banana espalhadas pelo mundo, todas identificadas pelo nome científico Musa. Elas têm os mais diversos tamanhos, da pequena Musa sapientum, a banana-ouro brasileira, que não ultrapassa 10 centímetros e 50 gramas, até a exagerada Musa ingens, que cresce nas florestas da Nova Guiné e atinge quase 1 quilo em seus 50 centímetros de comprimento. Alguns historiadores suspeitam que a banana seja a fruta mais antiga do planeta. Sua origem mais provável é o Sudeste Asiático. Pelas mãos dos romanos, a exótica novidade chegou à Europa no século 1 a.C. No Brasil, aportou junto com a bagagem dos portugueses, embora haja relatos de espécies nativas por aqui. O fato é que a fruta se adaptou ao clima, ao solo e ao paladar do brasileiro, que consome 27 quilos de banana por ano, 16 a mais que a média mundial. Difícil é dizer qual tipo é o mais saudável. "O valor nutritivo varia ligeiramente para cada espécie, mas todas as bananas têm características semelhantes.

São frutas muito energéticas, com baixo teor de gordura e ricas em carboidratos, em vitaminas A, B1, B2, C e em vários minerais", afirma a nutricionista Ana Catarina Perez Dias, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). O amido que a fruta possui fornece energia prolongada para os atletas, enquanto os altos teores de potássio evitam cãibras. "Sem falar que as bananas são fontes de fibras solúveis, substâncias importantes para diminuir o nível de colesterol no sangue e prevenir o câncer intestinal", diz Ana Catarina. Não é à toa que a banana é a fruta mais popular do mundo. A produção anual de 70 milhões de toneladas concentra-se na região tropical do planeta e o Brasil é o terceiro produtor, atrás de Índia e Equador.

Fruta versátil
As características das cinco variedades mais conhecidas no Brasil

Banana-nanica

Também chamada de banana-d’água, o tipo mais popular no Brasil tem 87 calorias a cada 100 gramas. O nome vem do pequeno tamanho da bananeira, ideal para dar estabilidade contra ventos fortes. É levemente laxante

Banana-da-terra

Na maior espécie do país, os frutos podem chegar a 26 centímetros de comprimento e pesar até meio quilo, contendo 122 calorias a cada 100 gramas. É o tipo com mais quantidade de vitaminas A e C. A melhor pedida é usá-la em pratos cozidos ou fritos

Banana-prata

Tem a vantagem de ser uma das mais duráveis, podendo ser consumida até quatro dias depois de amadurecer. Não é das mais calóricas, são 89 calorias a cada 100 gramas, tem polpa consistente e pouco doce. É a mais indicada para fritar e para fazer bananada

Banana-maçã

Tem 100 calorias a cada 100 gramas. Exala um perfume que lembra o da maçã. Sua polpa branca e macia é recomendada para bebês e idosos, pois é a variedade de digestão mais fácil. Uma de suas características é prender o intestino

Banana-ouro

Com tamanho inferior a 10 centímetros, é o menor dos tipos nacionais, mas também o com maior número de calorias, 158 em cada 100 gramas. Encontrada desde o litoral de Santa Catarina até o Espírito Santo, possui uma polpa doce e perfumada



Entre os 500 tipos de banana, a cavendish foi reconhecida como a melhor variedade


As bananas se diferenciam umas das outras pela cor (verde ou em tons mais amarelos), pelo sabor (doces ou ásperos) e pelo tamanho (de 5 centímetros até meio metro). Além disso, elas podem ser consumidas in natura ou após sua submissão a algum método de cozimento. Ao todo, são mais de 500 tipos de banana existentes na natureza.

A banana nanica costuma ser um pouco mais doce que a cavendish e seu tamanho não ultrapassa os 12 centímetros. Ela é cultivada no Quênia e na América Latina e costuma ser utilizada em comidas leves, como saladas ou aperitivos.

A cavendish pertence a um tipo de banana chamada "de sobremesa". Uma de suas variedades, cultivada apenas nas Ilhas Canárias, foi reconhecida mundialmente como a de melhor tipo, graças a seu sabor - o mais doce de todos - e devido a seu baixo teor de água. Ela é rapidamente reconhecida graças a algumas pintas pretas que aparecem na casca quando amadurecem.

A banana-macho tem um sabor áspero, por isso é consumida cozida, assada ou frita, embora também seja utilizada como alimento para pássaros. Esta fruta, cultivada no México, na Costa Rica, no Equador e em Honduras, é usada, sobretudo, em restaurantes.




DICAS CULINÁRIAS
para conseguir dar uma cor rosada à banana em calda, acrescente uma casca de banana ao xarope do cozimento.

ao fazer banana em calda, vá retirando toda a espuma que se forma. Assim a calda fica mais transparente.
para que o doce de banana não grude no fundo da panela, quando for misturar as bananas e o açúcar acrescente uma colherinha de chocolate em pó.
antes de fritar a banana, passe-a em farinha de trigo. Assim,ela não fica encharcada de gordura.
para que uma penca de banana amadureça mais depressa, coloque junto outra banana que já esteja bem madura.

se a banana estiver muito mole, mas não estragada, aproveite-a em bolos, vitaminas ou doces.
para que a banana não desmanche ao fritar passe-a primeiro em maisena.
o doce de banana fica brilhante e avermelhado se você pingar umas gotas de limão antes de retirá-lo do fogo.

quando for usar banana numa torta, mergulhe-a em suco de limão ou de laranja para evitar que fique escura.
a banana assada é um ótimo antidiarréico.
a folha da bananeira serve para embrulhar postas ou filés de peixe que vão ser preparados na grelha.

CURIOSIDADES
Segundo uma crendice popular, quem enfiar uma faca no tronco da bananeira, em noite de São João, verá a letra inicial do nome do futuro noivo ou noiva escrito na lâmina da faca. Existe outra superstição, segundo a qual, quando a bananeira vai dar o cacho, geme como uma mulher com dores de parto.
Para algumas pessoas, a banana era a a fruta proibida do Paraíso.

A bananeira é considerada a árvore dos sábios. Por isso seu nome científico é Musa sapientum.
O maior produtor brasileiro de banana é o município de Santos, no Estado de São Paulo.
Fonte: www.geocities.com

Banana

Propriedades da Banana

Por ser um alimento saboroso e nutritivo, a banana é uma fruta muito popular em todo o país e bastante usada na culinária brasileira, em receitas como feijão tropeiro, saladas de frutas, banana split, tortas e biscoitos.

Dentre as variedades mais consumidas desta fruta no Brasil estão a nanica, a maçã, a prata, da terra e a ouro.

DICA
Na hora de consumir a banana, prefira as bem amarelinhas, com pequenas manchas marrons.
A fruta deve estar firme, sem rachaduras ou sinais verdes.

PROPRIEDADES NUTRICIONAIS
A banana apresenta boas quantidades de vitaminas do complexo B, vitaminas C e é ótima fonte de potássio.

VALOR CALÓRICO
100 gramas de banana prata fornecem 89 calorias.

PROPRIEDADES MEDICINAIS
Por ser rica em potássio, ajuda a evitar e a regular a hipertensão arterial.
As bananas maduras são eficientes para controlar a diarréia, ajudam no sono e melhoram o humor.
Fonte: br.geocities.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário